quarta-feira, 21 de julho de 2010

O carro voador



O protótipo do carro mais rápido do mundo, apresentado na Feira Internacional de Farnborough, no sul da Inglaterra, chega aos 1,600 quilómetros por hora, mede 12, 8 metros e pesa 950 quilos.

Ultrapassar o recorde mundial de velocidade, atingido, em 1997, pelo Thrust SuperSonic Car, que chegou aos 1,228 quilómetros por hora, é o objectivo da equipa de engenheiros britânicos que desenvolveu o projecto que já conta com três anos de pesquisa.

O desafio terá lugar na região norte do cabo da África do Sul, em Hakskeen Pan, um espaço habitual de testes para os veículos mais rápidos do mundo que proporciona as condições ideais para a realização deste tipo de provas.

Para a prova, o veículo irá equipado com foguetes de propulsão híbridos da marca Falcon e um motor Eurofight-Typhoon, igual ao motor do avião militar com o mesmo nome.

O projecto promete ainda novidades ao nível da aerodinâmica, mas já foram detectados alguns problemas no “descolar” deste protótipo.

O fluxo de ar eleva o veículo devido às altas velocidades no arranque e por isso serão ainda efectuadas algumas modificações na traseira do carro.

Espera-se agora que o patrocínio da multinacional Intel Corporation, empresa com enorme domínio na área da computação, seja essencial para o êxito do projecto ao ajudar a resolver este tipo de problemas.

A traseira do carro será construída no primeiro trimestre de 2011 pela empresa do sector aéreo Hampson Industries.

A construção da parte da frente do veículo está ainda a ser negociada com outras empresas.

“Estamos perto de fechar acordos para construir o carro por inteiro”, afirma o engenheiro Mark Chapman. “Esperamos poder colocar o carro nas estradas da Grã-Bretanha até o final de 2011 ou começo de 2012”, confirmou à BBC.

Apesar de algumas dificuldades, a equipa, que conta com a presença de três engenheiros envolvidos na construção do carro detentor do recorde de velocidade, está optimista em relação à construção e alcance de todos os objectivos deste projecto.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário