sábado, 17 de julho de 2010

Músicos cantam os seus próprios genes em coro


Um novo projecto do Reino Unido transforma o código genético dos cantores numa pauta musical

O Dr. Andrew Morley e o compositor Michael Zev Gordon uniram forças para transformar os genes em notas musicais. Com a ajuda de 40 músicos, o coro encontra-se já em actuações. Na última, durante o fim-de-semana passado na Nova Câmara de Coro de Londres, ofereceram três actuações de "Allele" com a duração de 20 minutos.

Morley já havia cantado num coro e composto música, e estava agora no meio de um estudo para descobrir se a habilidade musical é controlada por algum gene do corpo humano. Para isso testou o código genético de 250 músicos e 250 não músicos, quando percebeu que as notas musicais se pareciam um pouco com as sequências genéticas. Contactou imediatamente Gordon que confirmou a possibilidade de traduzir o código genético para música. Para o fazer, Gordon designou uma nota para cada uma das quatro bases que compõem o ADN, e mapeou um segmento de um polimorfismo escolhido de acordo com a escala "dó-ré-mi", acrescentando ritmo.

A peça começa com uma única voz a cantar com um ritmo. Passado algum tempo juntam-se mais algumas vozes, para exemplificar a reprodução biológica. No clímax, cada um dos 40 cantores canta parte do seu código genético. As vozes assimilam determinados padrões e tons, variando de cantor para cantor, de acordo com o seu código genético, mas as diferenças são subtis e acabam estar em harmonia umas com as outras. A peça acaba por ser assim uma metáfora para as semelhanças genéticas que partilhamos.
 
fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário