sexta-feira, 2 de julho de 2010

Menino trepa paredes com ajuda de aspiradores


Hibiki Kono, um estudante britânico de 13 anos, transformou a fantasia infantil, nutrida pelos desenhos animados e filmes do ídolo "Homem-aranha", em realidade.

Hibiki Kono, um estudante britânico de 13 anos, transformou a sua fantasia infantil, nutrida pelos desenhos animados e filmes do ídolo "homem-aranha", em realidade.

Num projecto desenvolvido na escola, o aluno conseguiu construir um engenho de sucção que lhe permite escalar paredes como o "homem-aranha".

A criança realizou assim o seu sonho de escalar edifícios como o seu super-herói preferido, utilizando uma mochila com dois aspiradores, dos mais baratos do mercado, e placas de madeiras almofadadas que criam sucção.

A invenção demorou cinco meses a ser concretizada. A ideia surgiu depois do aluno ter visto uma demonstração num programa de televisão, mas defende que esta versão é sua.

O engenho foi concretizado com dois aspiradores da marca Tesco Value, de 1,400 watts, que custam à volta de 18€ cada. Os tubos são fixados a duas placas de madeira almofadadas. Quando ligados, é criado um efeito potente de sucção a vácuo, que as fixa contra a parede.

As placas de madeira almofadadas têm borracha por baixo para não deslizar facilmente e são fortes o suficiente para fixar e suportar o peso de Hibiki.

O estudante sempre viu os filmes do "homem-aranha" e lia também os livros da Marvel Comic sobre super-heróis.
Hibiki, que vive com a mãe em Cambridge, lembra que se vestia como o "homem-aranha" quando era mais pequeno e adorava ver os filmes dele, por isso "é óptimo poder escalar como ele", disse.

"Eu queria fazer algo diferente e construí isto sozinho", acrescenta.
A mãe gostou da invenção, mas não o deixa usar no quarto porque "tem medo que o tecto caia".

O professor da disciplina que desencadeou a criatividade de Hibiki, Angus Gent, chegou a duvidar que a engenhoca funcionasse, mas confessa que ficou orgulhoso do seu aluno. "Ele desenvolveu algo surpreendente apara alguém da sua idade", disse Angus.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário