segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais um passo para resolver enigma lunar

Astrónomos japoneses descobriram vestígios de um mineral lunar que pode resolver o enigma da história geológica da Lua.

Através da sonda Kaguya, que foi colocada na órbita em 2007, os investigadores detectaram vestígios do mineral olivina em redor de três das maiores crateras da Lua.

A olivina é um testemunho da existência de um "manto lunar", isto é, uma camada profunda de rocha rica em ferro e magnésio que está por baixo da crosta da Lua.

A estrutura e origem da Lua têm sido temas de debate entre os astrónomos há muitos anos. A teoria mais defendida é que a Lua "nasceu" há 4,5 milhões de anos e se separou da Terra após a colisão de um objecto espacial com o planeta.

No artigo publicado na Nature Geoscience, os investigadores explicam que a amostra retirada pela sonda revelou que a crosta da lua é muito fina e que o manto da olivina poderá ter sido exposto após um choque de um asteróide com a superfície lunar.

Esta descoberta acrescenta um capítulo ao chamado "oceano magma lunar". Há muito que se procuravam respostas, que ficaram por responder quando a missões Apollo trouxeram para Terra rochas lunares, mas que foram retiradas apenas da crosta do astro.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário