segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ingleses apresentam carro supersónico


Um carro capaz de atingir os 1,6 mil quilómetros/hora. Não é para ser produzido em série - nem o ideal para chegar depressa ao trabalho - mas prepara-se para pulverizar os recordes de velocidade.

O projecto é de uma equipa de engenheiros britânicos e foi apresentado este fim-de-semana. O Bloodhound SuperSonic Car (SSC), resultado de mais de três anos de pesquisas em aerodinâmica, tem 12,8 metros de comprimento e promete ultrapassar as mil milhas por hora.

Ainda é só um modelo em tamanho real. 'Estamos perto de fechar acordos para construir o carro inteiro', disse à BBC o engenheiro Mark Chapman. 'Esperamos poder colocar o carro nas pistas da Grã-Bretanha até o final de 2011 ou começo de 2012'.

A traseira do veículo começará a ser construída no início do próximo ano pela empresa de aeronáutica Hampson Industries.

Depois de construído e testado, a ideia é levar o carro para o lago seco de Hakskeen Pan, na África do Sul, onde são feitos os testes com os veículos mais rápidos do mundo.

Neste momento, o recorde está na posse do Thrust SuperSonic Car, que em 1997 atingiu os 1.228 quilómetros por hora.

Parte do 'know how' apreendido com este recorde foi aplicado no Bloodhound: três engenheiros que trabalharam no Thrust estão a trabalhar no novo projecto britânico.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário