sábado, 17 de julho de 2010

IGESPAR estuda vestígios de embarcação do século XIX em Ovar


Ovar, 14 Julho (Lusa) - Vestígios do que aparentam ser de um navio do século XIX foram encontrados na praia do Furadouro, em Ovar, e estão agora a ser estudados pelo IGESPAR, que atribui a importância da descoberta à raridade desse tipo de ocorrência.

"Este achado é importante porque não é frequente encontrarem-se vestígios bem conservados de navios do século XIX", afirma o arqueólogo Francisco Alves, chefe da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). "Há bastante iconografia relativa às embarcações desse período, mas este tipo de construção não está abundantemente documentado com peças reais".

Os vestígios encontrados no Furadouro em finais de junho pertencem a diferentes componentes de uma embarcação de grande porte: uma quilha de madeira com cerca de sete metros de comprimento (que é a peça forte que vai da proa à popa do navio e à qual se fixa o cavername), uma sobrequilha com idêntica dimensão (a peça que, no interior do barco, cobre a quilha para apertar as cavernas) e vários fragmentos do cavername (que é o conjunto das armações transversais que dão forma ao casco do navio).

fonte: epa

Sem comentários:

Enviar um comentário