sábado, 31 de julho de 2010

Identificada raiz do cancro da próstata


Investigadores do Jonsson Comprehensive Cancer Center da UCLA (universidade da Califórnia) identificaram pela primeira vez o tipo de células que estão na origem do cancro da próstata e afirmam que a sua descoberta pode dar origem a meios de diagnóstico da doença mais eficazes, bem como a novos tratamentos.

Publicado na edição de hoje da revista Science, o estudo que foi realizado pela equipa coordenada pelo médico e investigador Owen Witte, demonstrou que as células basais que existem no tecido da próstata podem tornar-se cancerosas em ratos aos quais a actividade do sistema imunitário foi suprimida.

A descoberta foi surpreendente, uma vez que se pensava até agora que as células em que se originava este tipo de cancro eram outras: as células luminais, que fazem parte do revestimento da próstata. Os tumores malignos naquele órgão tinham semelhanças com esse tipo de células.

"A ideia dominante é que o cancro da próstata surge destas células luminais, porque estes tumores têm padrões que fazem lembrar essas células", explicou o coordenador da equipa. Mas sublinhou, "conseguimos produzir cancros a partir de células basais e isso permite-nos agora investigar a sequência dos acontecimentos genéticos que dão origem à doença, descobrir os sinais nas células que estão implicados nelas e assim identificar potenciais alvos para novas terapias".

O estudo, segundo afirma a própria equipa, "diz que as células basais desempenham um papel importante no processo de desenvolvimento dos tumores malignos da próstata e por isso devem passar a ser um foco adicional para o desenvolvimento de novas terapias".


Sem comentários:

Enviar um comentário