sexta-feira, 2 de julho de 2010

Há 150 razões para viver até aos 100 anos


Genoma Humano

Investigadores identificaram um conjunto de variações genéticas que permitem prever com 77 % de certeza se uma pessoa tem hipótese de ser centenária, revela um estudo incluído na revista Science que sai para as bancas, hoje, sexta-feira.

Analisando o genoma de 1055 pessoas que cruzaram a barreira dos cem anos e de 1267 elementos de um grupo de controlo, os investigadores descobriram 150 características genéticas frequentes em que têm uma longevidade acima da média.

A equipa de estudiosos da Universidade de Boston e do Instituto de Tecnologia Biomédica de Itália conseguiu isolar 19 agregados genéticos específicos ligados à longevidade excepcional que caracterizam 90 por cento dos cidadãos centenários examinados no âmbito da investigação.

Os investigadores assinalaram que, além dos factores genéticos, interferem com a longevidade os factores ambientais, onde se incluem as opções relacionadas com o estilo de vida.

"A importância de factores ambientais na longevidade é ilustrada pelo facto de a esperança média de vida entre os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia ser de 88 anos", lê-se no artigo, citado pela agência noticiosa espanhola Efe.

"Essas pessoas, em virtude da sua religião, têm uma conduta benéfica para a saúde, o que conduz a um envelhecimento saudável", acrescenta o texto.

Thomas Perls, especialista em geriatria e professor de medicina na Universidade de Boston, e Paola Sebastiani, especialista em bioestatística no mesmo estabelecimento de ensino, são os principais autores do trabalho.

Segundo os autores, as conclusões da pesquisa também ajudam a identificar subgrupos de pessoas que permanecem mais tempo de boa saúde e contribuem de forma significativa para a prevenção e detenção de várias doenças.


Sem comentários:

Enviar um comentário