sábado, 10 de julho de 2010

Guerreiro aborígene Yagan trazido para descansar depois de 170 anos


A cabeça de um guerreiro aborígene que morreu resistindo à colonização britânica da Austrália Ocidental foi enterrado perto da cidade de Perth.


Yagan foi morto por um colono em 1833 e sua cabeça decepada enviada para a Inglaterra onde foi exibido num museu.

Líderes da tribo Noongar conseguiram ter a cabeça repatriada em 1997, e já enterrada numa tradicional cerimónia em um parque memorial.

O resto do corpo Yagan acredita-se para ter sido enterrado em algum lugar do parque.

Departamento da Austrália Ocidental sobre assuntos indígenas, disse, o enterro concluiu uma campanha "pelo povo Noongar reunir a cabeça do guerreiro Yagan com seu corpo ".

"( Foi ) um líder de seu povo , um homem que lutou por suas crenças ... (e ) foi morto fazendo o que ele acreditava estar certo ", disse o departamento num comunicado.

Yagan lanceado um certo número de colonos à morte durante a resistência Noongar, às reivindicações britânicas sobre suas terras e uma recompensa foi colocada em sua cabeça.


Activistas Yagan trouxeram a cabeça de volta para a Austrália em 1997

Depois que ele foi morto , sua cabeça foi cortada e as costas esfoladas , a fim de obter a sua marcação tribal.

A cabeça foi enviada à Inglaterra para ser estudada e colocada em exibição e acabou por ser enterrado no cemitério de Liverpool, Everton , em 1964.

A tribo Noongar fizaeram uma campanha durante décadas, antes de ter sido exumado e voltou para a Austrália.

Desde o seu regresso , a cabeça do guerreiro tem estado no centro de uma disputa sobre onde deve ser enterrado.

Alguns grupos queriam enterrado no parque memorial no Swan Valley, mas outros disseram que nunca deveri ter sido devolvido. Um ancião sofreu um ataque cardíaco, e culpou o espírito Yagan de " raiva ".

O porta-voz Richard Noongar Wilkes , que viajou ao Reino Unido para recolher a cabeça , disse à emissora australiana ABC antes da cerimónia : "Estamos todos orgulhosos, e que Yagan será enterrado com dignidade. "

fonte: BBC NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário