quinta-feira, 22 de julho de 2010

Google Images indexou 10 mil milhões de imagens


O Google Images atingiu a indexação de 10 mil milhões de imagens, revelou o gigante da Internet no seu blogue, recordando o crescimento do projecto e alertando para as alterações com que, progressivamente, os cibernautas poderão contar.

"Quando pensa em 'informação', aquilo que provavelmente lhe ocorre são palavras e números (...), mas tendo em conta que nem todas as coisas podem ser ditas por palavras...", escreve a Google, antes de recordar a criação do projecto, em 2001.

Nesse ano, o Google Images indexou cerca de 250 milhões de imagens, número que tinha subido para os mil milhões em 2005, afirma a empresa no endereço http://googleblog.blogspot.com.

Agora, para celebrar a marca dos 10 mil milhões, a Google vai passar a disponibilizar um maior número de imagens por página: 1000, sendo possível percorrê-las com recurso à barra de "scroll".

Também o tamanho dos "thumbnails" (as pequenas imagens que identificam cada resultado) aumenta, de modo a ficarem adaptadas aos novos "browsers" e aos ecrãs de alta resolução.

Além disso, as imagens resultantes de cada pesquisa passam a encaminhar os cibernautas para uma página, onde, além de uma imagem maior, está disponível informação contextual e sobre a fonte do conteúdo.

No seu blogue, a Google assinala ainda que, ao longo destes nove anos, o objectivo não foi apenas aumentar o número de imagens disponíveis mas apurar os resultados de pesquisa, de modo a que os cibernautas encontrem aquilo que procuram com mais facilidade e rapidez.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário