sábado, 17 de julho de 2010

Gene do esperma existe há 600 milhões de anos


Função do gene é tão vital que ele não se alterou no tempo, dizem cientistas. Descoberta para novos contraceptivos?

Um dos genes responsáveis pelo esperma do homem tem 600 milhões de anos e a sua função é de tal modo vital que ele se manteve inalterado todo este tempo - resistiu aos efeitos da evolução - e está presente em quase todos os animais. É o resultado de um estudo realizado por investigadores da Universidade norte-americana Northwestern, que ontem foi divulgado.

Segundo o investigador e professor de obstetrícia Eugene Xu, o gene denominado Boule é o mais antigo gene de produção de esperma alguma vez descoberto.

Os resultados desta investigação foram publicados na revista académica científica PLOS Genetics.

De acordo com o autor principal do estudo, ficou demonstrado que a capacidade de produzir esperma "é muito mais antiga do que se pensava e teve provavelmente origem no início da evolução animal".

Eugene Xu acredita que com esta investigação fica provado que a produção de esperma animal e também humano tem uma única origem.

O gene em questão foi descoberto por este mesmo investigador em 2001. No entanto, como ele explicou, nada indicava até ao momento que houvesse uma origem comum no esperma de tantas espécies animais.

Na sua investigação, Eugene Xu usou material recolhido em seres humanos, peixes, esquilos, galos, ouriços-do-mar e mosca da fruta.

Os especialistas da Universidade de Northwestern acreditam que a descoberta e exploração das características do gene Boule permitirão compreender melhor a infertilidade humana.

Outra possibilidade que se abre com este trabalho é o desenvolvimento de um novo contraceptivo masculino, já que os cientistas eliminaram este gene num rato e conseguiram que não produzisse esperma.


Sem comentários:

Enviar um comentário