terça-feira, 13 de julho de 2010

Fêmeas gostam de pinguins gordinhos, diz estudo


Um estudo da Universidade Massey, na Nova Zelândia, indica que as pinguins fêmeas escolhem seus parceiros pela voz. A pesquisa diz que essa é uma forma de elas determinarem o quão gordo é o pretendente - quanto mais acima do peso, melhor para elas. As informações são do Live Science.

Segundo os investigadores, pinguins gordinhos são desejáveis porque a gordura extra significa que eles têm maior capacidade de cuidar dos ovos sem ter que sair para buscar comida. "Um macho gordo é uma boa escolha para uma fêmea porque machos fazem boa parte do trabalho de cuidar da prole", diz a pesquisadora Dianne Brunton.

O estudo indica que os pinguins Adelie passam durante poucos meses do verão fazendo "serenatas" para as fêmeas - eles jogam as cabeças para trás, apontam o bico para o céu e emitem uma série de sons. "Não são chamados musicais, eles soam mais como um cruzamento entre um burro e um carro morrendo", diz a investigador.

Após escolher o macho, a fêmea põe dois ovos e retorna ao mar, deixando o macho sozinho para cuidar do ovo até seu retorno. Segundo a pesquisa, os machos estocam uma grande quantidade de gordura e podem perder até 20% de seu peso corporal durante esse processo. Os investigadores tentam entender exactamente agora como as fêmeas escolhem os parceiros, como elas interpretam os sons e quais as técnicas dos machos para agradá-las.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário