sexta-feira, 16 de julho de 2010

Estudo diz que ventilador é eficaz contra mosquitos


A batalha contra os mosquitos muitas vezes é combatida com repelentes químicos. O chamado DEET, a escolha mais comum, é altamente eficaz, mas pode ser tóxico, tem cheiro forte e pode causar irritações. Para quem prefere um repelente livre de químicos, um ventilador simples em casa pode ajudar.

Estudos descobriram que o vento é um método eficaz contra mosquitos e outros insectos que se deslocam pelo ar. O motivo parece óbvio: evita que eles circulem e pousem em você, como uma tempestade de ventos que impede um avião de descer. Mas esse não é exatamente o caso. Um ventilador dilui e dispersa o dióxido de carbono que você exala. O dióxido de carbono é um dos grandes químicos que atraem mosquitos. O vento do ventilador também o resfria. O suor, o ácido lático e o calor corporal atraem os mosquitos - factores que um ventilador ajuda a minimizar.

Num estudo de 2003, entomologistas (especialistas em insectos) da Michigan State University usaram armadilhas colocadas numa área de terra húmida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para atrair mosquitos. Libertar dióxido de carbono atraía mais insectos para a armadilha; quanto mais dióxido de carbono, mais insectos.

Usar o vento gerado por um ventilador de diversas velocidades ajudou a afastá-los. Mas não houve associação entre a "velocidade" do vento e a "massa de mosquitos". "Recomendamos que o vento gerado por um aparelho ventilador deva ser usado como uma forma prática de proteger os humanos e os bichos de estimação de mosquitos no quintal", escreveram os investigadores. Para ambientes fechados, um ventiladorzinho na velocidade média ou alta faz um bom trabalho.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário