quinta-feira, 22 de julho de 2010

Estátua mortuária de 6 mil anos é descoberta no deserto da Jordânia


Um grupo de arqueólogos descobriu uma estátua mortuária pré-histórica no deserto da Jordânia, datada de mais de 6 mil anos, como anunciou o departamento de antiguidades da Jordânia nesta quarta-feira. O comunicado emitido pela instituição diz que o achado traz um novo olhar sobre a pouco conhecida civilização beduína antiga, que viveu no deserto entre Jordânia, Iraque e Arábia Saudita.

Apelidada de "Dalish", a estátua de 35 centímetros de altura foi descoberta recentemente numa região próxima à fronteira com a Arábia Saudita por uma equipa de arqueólogos dirigida por Hans Georg Gebel, da Universidade Livre de Berlim, e Hamzeh Mahasneh, da Universidade Mu''tah da Jordânia.

A estátua, que tem um nariz alongado e é barbada, adornava um pequeno monte de pedras, marcando o local de um enterro da pré-histórica Idade do Cobre, diz a nota. Os especialistas acreditam que as centenas de túmulos foram erguidas pelas comunidades pré-históricas nômades e semi-nômades que habitaram o deserto.

O director-geral do Departamento de Antiguidades jordaniano, Ziyad Al-Saad, classificou o achado como uma "grande descoberta", em declaração aos jornalistas.

A equipa de arqueólogos trabalhou durante quatro anos no Hamad, uma área no nordeste do deserto com inúmeros túmulos e outros restos da antiga civilização beduína.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário