segunda-feira, 19 de julho de 2010

Especialistas descobrem obra de Caravaggio em Roma


A tela O Martírio de São Lourenço mostra um jovem deitado sobre uma mesa envolvida em chamas, com a boca aberta, expressão de dor e a mão estendida em busca de ajuda

O diário L'Osservatore Romano, do Vaticano, informou que uma nova pintura do artista italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio foi descoberta em Roma. A pintura O Martírio de São Lourenço (Martirio di San Lorenzo), que pertence à ordem sacerdotal católica dos jesuítas, ainda não tenha sido identificada como uma obra de Caravaggio.

Os especialistas afirmam que algumas análises adicionais serão necessárias para que se possa realmente atribuir a obra ao mestre italiano. Segundo o diário, os especialistas "ficaram fascinados com a obra".

Caravaggio era o nome artístico do pintor Michelangelo Merisi, nascido em 1571 na cidade de Milão, na Itália. O nome com o qual ficou famoso era, na realidade, o nome da região no norte da Itália da qual a sua família era originária. Caravaggio morreu em 1610, vítima de uma vida desregrada e das constantes lutas nas quais se envolvia.

A tela mostra um jovem deitado sobre uma mesa envolvida em chamas, com a boca aberta, expressão de dor e a mão estendida em busca de ajuda. Para o "L'Osservatore Romano", a obra tem claras semelhanças com outros quadros do pintor de tema religioso, como "Conversão de São Paulo" e "Martírio de São Mateus".

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário