segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ele foi o genial matemático que inspirou a personagem do filme “Uma mente brilhante”


John Nash segunda-feira na Aula Magna de Lisboa

O matemático John Nash dará, na segunda-feira às 15h40, uma conferência na Aula Magna de Lisboa, no âmbito da 24ª Conferência Europeia de Investigação Operacional, que decorre de 11 a 14 de Julho na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Nash, Prémio Nobel da Economia em 1994, foi encarnado em 2001 por Russell Crowe no filme “Uma mente brilhante”, de Ron Howard, por sua vez livremente inspirado na biografia homónima de Nash por Sylvia Nasar.

Nascido em 1928 nos Estados Unidos, Nash doutorou-se em 1950 pela Universidade de Princeton com uma tese de apenas 27 páginas que viria revolucionar a área matemática da Teoria dos Jogos, que lida nomeadamente com a formulação matemática dos fenómenos e dos comportamentos económicos. O “equilíbrio de Nash”, que ele definiu naquela altura, faz hoje parte do vocabulário corrente desta disciplina científica.

De finais dos anos 1950 a finais dos anos 1980, Nash teve de lutar contra a doença mental: sofria de esquizofrenia paranóide. A sua vida familiar e a sua carreira foram assim tragicamente interrompidas. Mas a partir dos anos 1990, começou a melhorar e retomou a sua vida de matemático de alto nível.
 
fonte: Público
 

Sem comentários:

Enviar um comentário