quinta-feira, 29 de julho de 2010

Divulgados dados de 100 milhões de utilizadores do Facebook


Os dados pessoais de 100 milhões de utilizadores do Facebook foram publicados num único 'pacote' passível de ser descarregado pela Internet, foi hoje noticiado.

O autor desta fuga de informação, um consultor de segurança, Ron Bowes, usou um programa informático para recolher os dados privados dos utilizadores que não foram protegidos pelos utilizadores.

Fê-lo, justificou no blogue SkullSecurity, para demonstrar as fragilidades dos mecanismos de privacidade da maior rede social do mundo.

Os dados em causa incluem o endereço (URL) de cada utilizador do Facebook, o seu nome e a sua identificação pessoal. E tornaram-se logo um sucesso. Segundo a BBC, no site de partilha de ficheiros Pirate Bay a informação foi descarregada por mais de mil utilizadores.

O Facebook reagiu a este caso em comunicado, realçando que os dados divulgados por Bowes já eram públicos.

'Neste caso, a informação que os utilizadores decidiram tornar pública foi recolhida por um único utilizador, mas já existia no Google, no Bing e em outros motores de busca', escreve a administração do Facebook.

'Nenhuma informação privada foi violada', assegura a mesma fonte da rede social que atingiu em meados de Jungo o número de 500 milhões de utilizadores.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário