quinta-feira, 15 de julho de 2010

Descoberto impacto do tabaco nos genes


Pelos menos 323 genes são alterados pelo tabaco. Resultado ajuda a explicar risco acrescido de cancro

Vários cientistas norte-americanos identificaram pela primeira vez um conjunto de genes com alterações visíveis na população fumadora. O objectivo era perceber o gatilho genético das doenças associadas ao tabagismo, explica ao i Jac Charlesworth, coordenador da investigação na Southwest Foundation for Biomedical Reseach, no Texas. Numa amostra de 1240 indivíduos, foram analisados 70% dos 27 mil genes que integram o genoma humano e descobriu-se que pelo menos em 323 a codificação de proteínas é alterada, em alguns casos substancialmente.

"A principal conclusão deste estudo é que fumar tem uma influência significativa e detectável na actividade dos genes, e que essas alterações ajudam a explicar respostas biológicas como a depressão do sistema imunitário ou o aumento do risco de cancro", sublinha Charlesworth. "Sabíamos destes efeitos patológicos, mas agora sabemos que parte do processo resulta de alterações a um nível genético."

Como exemplo, o investigador explica que foram encontrados 11 genes envolvidos no funcionamento das células exterminadoras naturais (células NK) que combatem as infecções virais e os tumores.

Os resultados apresentados hoje na revista "BMC Medical Genomics" são apenas um princípio, diz o autor. O estudo distinguiu apenas fumadores de não fumadores, pelo que não relaciona o número de cigarros com mais ou menos alterações. Outra questão em aberto é se estas alterações serão reversíveis quando se deixa de fumar.
 
fonte: Jornal i
 

Sem comentários:

Enviar um comentário