segunda-feira, 5 de julho de 2010

Descoberta a luz mais antiga do universo



Luz mais antiga do universo

O telescópio Planck da Agência Espacial Europeia permitiu fotografar a “luz mais antiga do universo” – abrindo novas portas para entender a formação do universo.

O telescópio espacial foi lançado em Maio do ano passado com a missão de vigilar a radiação cósmica emitida pelo universo apenas 380 mil anos após a sua formação.

A linha branca que atravessa a parte central da imagem é a via láctea. A luz intensa ao contrário do que se possa pensar, não provém das estrelas, mas sim da radiação libertada pelas nuvens de poeira e gás espacial que se encontram entre as estrelas.

Mas o aspecto mais interessante, são os tons vermelhos e púrpura da imagem, que representam os resquícios da explosão que deu origem ao universo.

“Estamos a abrir as portas a um “El Dorado” para os cientistas que estão à procura das provas que levarão a um melhor entendimento da origem do universo e para onde caminha” disse o director de exploração científica e robótica da Agencia Espacial Europeia (ESA), que acrescentou ainda “A imagem tem uma qualidade incrível e é um tributo a todos os engenheiros que construíram e estão a operar o Planck”. 

fonte: i online

Sem comentários:

Enviar um comentário