sexta-feira, 23 de julho de 2010

Descoberta estrela 300 vezes maior que o Sol


R136a1 tem 300 vezes a massa do Sol

Um verdadeiro monstro estrelar que põe em causa muitos dados científicos foi descoberto por cientistas da Universidade de Sheffield.
 
Uma estrela com 300 vezes a massa do Sol é algo não só nunca antes visto, como também um achado completamente inesperado para os astrónomos, que calculavam o limite máximo da massa de uma estrela em 150 vezes maior que o Sol.

A R136a1 encontra-se a 165 mil anos-luz da Terra e é 265 vezes maior que a nossa estrela, apesar de, segundo os cientistas, ter nascido 320 vezes maior que ela.

"Ao contrário dos humanos, estas estrelas nascem pesadas e perdem peso à medida que envelhecem", explicou Paul Crowther, professor de Astrofísica da Universidade de Sheffield, líder da equipa responsável pela descoberta. "Com pouco mais que um milhão de anos, a maior estrela, R136a1, é já de meia-idade e ultrapassou um grande programa de emagrecimento, perdendo um quinto da massa inicial ao longo do tempo, ou seja, mais de 50 vezes a massa do Sol", adiantou.

A surpreendente descoberta aconteceu enquanto a equipa de cientistas investigava, através do Very Large Telescope, no Chile, duas regiões conhecidas por serem pródigas em produzirem novas estrelas: a NGC 3603 e a RMC 136a. Foi nesta última região que a equipa liderada pelo britânico Paul Crowther descobriu a R136a1, "um astro que se tivesse no lugar da nossa, superaria em brilho tanto quanto o Sol supera a Lua".

Estrelas super-massivas são raras

As estrelas super-massivas são extremamente raras e só se formam em constelações muito densas, pelo que é bastante difícil identificá-las. Mas a equipa de astrofísicos encontrou ainda outras "estrelas monstruosas" com temperaturas superficiais sete vezes mais quentes que o Sol, milhões de vezes mais brilhantes e dezenas de vezes maiores.

"A existência destes monstros, milhões de vezes mais luminosos que o Sol, que perdem peso através de ventos muito poderosos, podem ser a resposta à incógnita de quão massivas podem ser as estrelas", afirmou o Observatório Espacial Europeu.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário