quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coração artificial para curar doenças cardíacas


Uma empresa francesa criou um coração totalmente artificial e afirma ter a tecnologia necessária para que o procedimento de implantação numa pessoa seja igual a um transplante normal.

A Carmat, a empresa que criou o coração, já iniciou a fase de testes em doentes com graves problemas de insuficiência cardíaca. Marcelo Conviti, chefe executivo da empresa, disse ao jornal The New York Times, que espera, até ao final do ano, iniciar os testes em França e poder trazer o produto para o mercado europeu em 2013.

O coração artificial é constituído por material sintético e tecido animal, sendo controlado por dois pequenos motores.

O transplante é em tudo semelhante a uma cirurgia cardíaca dita normal, ou seja, após a remoção do órgão danificado, este novo coração é colocado no seu local. A diferença é que este coração artificial é depois controlado através de sensores electromagnéticos implantados atrás da orelha do paciente.

Este projecto é da autoria de um cirurgião-cientista francês, Alain F. Carpentier, em parceria com Albert Starr, vencedor de um prémio na área da investigação cardíaca.

A Carmat estima que o coração atingirá valores compreendidos entre os 137 e 176 mil euros, aos quais serão acrescentadas as despesas hospitalares.

Esta empresa não é, contudo, pioneira na criação de corações artificiais. Já existem projectos similares a serem desenvolvidos em institutos nos Estados Unidos e também na Alemanha.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário