quarta-feira, 28 de julho de 2010

China desenvolve 'Longa Marcha 5' a pensar num novo superfoguetão


O foguetão Longa Marcha 5, mais potente do que o que a China tem actualmente em operação, poderá estar pronto para os primeiros testes em 2012, para no ano seguinte iniciar provas de voo. Mas os peritos chineses estão já a considerar a hipótese de construir um superlançador, capaz de gerar um impulso da ordem das 600 toneladas.

Por comparação, o Longa Marcha 5 terá motores com capacidade de 120 toneladas.

"Foguetões [com 600 toneladas de força] só se justificarão para missões como mandar pessoas à Lua, se tais projectos forem aprovados", afirmou à BBC News online Li Tongyu, director-geral do departamento de marketing do China Academy of Launch Vehicle Technology (CALT).

Um foguetão desse calibre exigiria algo como cinco motores de 600 toneladas, com uma concepção idêntica à do Longa Marcha 5, mas muito maior que este.

Esse futuro foguetão chinês, se o seu projecto vier a ser aprovado e se for para a frente, poderia assim ser comparável na sua capacidade de transporte ao Saturno 5, o foguetão desenvolvido pela NASA para as missões lunares.

Quanto ao Longa Marcha 5, ele poderá estar pronto para o primeiro teste de lançamento em 2014, segundo afirmou Li Tongyu à BBC News.

Assim que estiver operacional, este novo lançador chinês terá capacidade para transportar 25 toneladas de carga, incluindo módulos para estações espaciais na órbita terrestre, e mais de 14 toneladas para órbitas geoestacionárias (mais altas), onde são colocados os satélites de comunicações.

O CALT já revelou aliás em demonstrações em computador, em encontros internacionais, as futuras capacidades do seu futuro Longa Marcha 5.

De acordo com informações do CALT, o novo lançador será construído em novas instalações projectadas para a região de Pequim, e daí será transportado para o local de lançamento, situado no Sul da China.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário