quinta-feira, 22 de julho de 2010

China cria seu primeiro robô cirurgião


A China desenvolveu seu primeiro robô cirurgião, baptizado como "Mão Pequena A", capaz de participar de cirurgias de alta precisão, informou hoje o jornal oficial China Daily.

Depois de três anos de pesquisa, o robô participou com sucesso em várias operações em animais na cidade de Tianjin (nordeste da China), onde foi desenvolvido o programa para sua criação.

Para seus criados, o "Mão Pequena A" pode vir a ser uma ajuda muito útil em cirurgias difíceis. Jiang Xueming, chefe do departamento médico do Hospital da Universidade de Tianjin, explicou que o robô é capaz de fazer movimentos e curvas em 360°. "Os robôs podem ser manuseados por controle remoto, existem muitos benefícios", acrescentou.

O "Mão Pequena A" também é capaz de fornecer informações sobre o paciente para que os médicos possam realizar movimentos com maior precisão.

Muitos consideram o robô como a novidade mais actual para cirurgias hospitalares, além de ser um grande passo no desenvolvimento de robôs cirurgiões na China.

O "Mão Pequena A" será utilizado em operações comuns, assim como em cirurgias cardíacas, o que deve reduzir significativamente os custos dessas intervenções. O robô já está sendo utilizado em alguns hospitais de Tianjin.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário