quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cangurus da Austrália têm antepassado americano


Tornaram-se símbolos da Austrália no imaginário colectivo global, mas os cangurus, os coalas e outros marsupiais da família são afinal oriundos do continente americano. A revelação veio de um estudo genético realizado por investigadores da Universidade de Munster, na Alemanha, que descobriu que um antepassado comum a todos aqueles ícones da Oceânia foi da América para lá há milhões de anos. O estudo foi publicado na PLoS Biology, noticiou a BBC News.

A investigação tornou-se possível depois de os genomas de duas espécies de marsupiais terem sido descodificados: um da América do Sul e outro da Austrália.

Os marsupiais diferem dos outros mamíferos porque as crias quando nascem ainda precisam de permanecer durante algum tempo em bolsas ventrais da mães, onde acabam de se desenvolver, antes de se tornarem aptos a viver no mundo exterior.

Os investigadores não puderam determinar quando o marsupial americano migrou para a Oceânia. Isso poderá ter acontecido há 30 ou 40 milhões de anos, mas a técnica genética usada não permitiu chegar a essa informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário