domingo, 4 de julho de 2010

Baleia-anã dá à costa na praia de Odeceixe


Animal, encontrado já morto pelos banhistas, media mais de sete metros de comprimento e pesava nove toneladas.

Uma baleia com mais de sete metros de comprimento e nove toneladas de peso foi encontrada morta, ontem, cerca das 08.00 horas, na zona da rebentação marítima na Praia de Odeceixe, situada no concelho de Aljezur. Desconhece-se, para já, a origem do sucedido. A carcaça do animal acabou por ser removida, sob o olhar de vários populares, ao início da tarde por uma retroescavadora da câmara municipal.

Trata-se uma "baleia-anã, Balaenoptera acutorostrata, que é comum na costa portuguesa", disse ao DN Élio Vicente, biólogo do parque Zoomarine, em Albufeira. Em 2010, já surgiram em várias praias do País mais de dez baleias deste tipo, sendo no Inverno quando dão mais à costa.

As mortes, de acordo com aquele especialista, podem resultar muitas vezes por "atropelamento ao serem atingidas por embarcações de grande calado, veleiros, sem que quem quer que seja se aperceba" da presença dos animais. "Podem sofrer pancadas na zona dorsal e ficar com costelas fracturadas", observou Élio Vicente.

Segundo o relato dos banhistas, o animal foi avistado pela primeira vez "por volta das 08.00 da manhã", quando "aparentava estar encalhada nas rochas", contou Miguel Correia à Lusa. A ondulação acabou por arrastar a baleia para o areal, onde banhistas e a Protecção Civil confirmaram que "já estava morta, [tendo] talvez tenha sido atingida pelas hélices de um navio", sugeriu Daniel Sousa, outro banhista.


Sem comentários:

Enviar um comentário