quinta-feira, 22 de julho de 2010

Baixas temperaturas matam peixes na Amazónia boliviana


O frio polar procedente da Argentina está provocando a morte de peixes em lagos de baixa profundidade no departamento de Beni, na Amazónia da Bolívia, no nordeste do país, disse nesta quarta-feira o diretor do Sistema de Alerta da região, Luis Phillips."Essa massa polar está criando problemas nas lagoas de baixa profundidade, o sábado começou com uma matança incrível", disse Phillips a veículos da imprensa local, apesar de não qualificar o dano.

Ele explicou que os peixes tropicais na Amazónia da Bolívia vivem em uma temperatura de 20 a 25 graus celsius e suportam alterações, apesar de não por muito tempo, nem situações extremas, como é o caso. O problema se agrava, disse, quando as lagoas estão em baixa profundidade e os peixes estão mais expostos às baixas temperaturas.

Uma frente fria ingressou há duas semanas na Bolívia.Nos calorosas planícies (leste) e na Amazónia (norte) do país, as temperaturas baixaram até 4 graus celsius, enquanto que nos Andes (oeste) do país, o termômetro baixou até -10°. Além disso, o frio deixou ao menos quatro pessoas mortas em todo o país.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário