sexta-feira, 23 de julho de 2010

Arqueólogos descobrem Stonehenge em madeira


Foto revelada pela Universidade de Birmingham da imagem de radar do Stonehenge de madeira

Um grupo de arqueólogos ingleses descobriu uma versão em madeira do monumento Stonehenge, numa vala circular, a menos de um quilómetro do monumento em pedra.

Com o auxilio de imagens de radar, a equipa de arqueólogos de Vince Gaffney, professor de arqueologia da Universidade de Birmingham, descobriu o monumento que deve datar, segundo os investigadores, 2000 a 4000 anos atrás.

Gaffnet fala numa “descoberta notável” e que “vai mudar completamente a maneira de pensar sobre a paisagem ao redor de Stonehenge”.

Os arqueólogos acreditam que o Stonehenge de madeira será “provavelmente o primeiro grande monumento cerimonial que foi encontrado nos últimos 50 anos” e pensam que os dois hendes, o de madeira e o de pedra, foram construídos ao mesmo tempo.


Os radares mostram que o "henge" de madeira tem duas entradas e no interior do círculo há uma espécie de monte pequeno destinado a servir de sepulcro, que foi erigido num momento posterior.

Gaffney diz que a investigação tem de ser cautelosa para salvaguardar o "henge". “Não vamos escavar. Esta é uma escavação virtual”, disse.

O projecto é apoiado pelo proprietário do site do Fundo Nacional e pelo Patrimônio Inglês e envolve a Universidade de Birmingham, a Universidade de Bradford o Instituto Ludwig Boltzmann de Prospecção Arqueológica e Arqueologia Virtual, na Áustria.

Existe muita especulação em volta do Stonhenge. Uns dizem que poderá ter sido utilizado para rituais de sacrifício, outros que serviu para estudos astrónomos. Todos os anos, milhares de pessoas juntam-se no local numa cerimónia para assinalar o solistício de Verão.


Sem comentários:

Enviar um comentário